Dúvidas Frequentes (FAQ)

Como faço uma reserva?

Nosso processo de reserva é simples!

Usando a caixa de pesquisa, selecione o lugar ou pousada desejada; informe as datas de chegada e partida; informe o número de acomodações com os respectivos hóspedes; por fim, clique no botão “Buscar”.

Em seguida, uma lista de opções disponíveis lhe será apresentada juntamente com detalhes e preços; use os filtros e ordenadores para organizar a lista de acordo com seus critérios. Escolha a opção de sua preferência e clique em “Reservar” iniciando o processo de reserva.

Uma vez iniciado o processo de reserva, basta você seguir o fluxo de navegação em 4 etapas, preenchendo com dados requisitados. Para garantir a reserva é necessário indicar uma forma de pagamento e, quando for o caso, fazer o pagamento online de um sinal. Após a confirmação do pagamento, na quarta etapa, seu pedido de reserva estará terminado. A confirmação definitiva da reserva acontecerá imediatamente ou em algumas horas.

Quais os pré-requisitos para se fazer uma reserva?

Qualquer pessoa pode fazer uma reserva, desde que tenha acesso a uma das formas de pagamento aceitas em nossa plataforma.

Por que é preciso pagar um sinal no momento da reserva?

O sinal é tipicamente uma porcentagem do valor da reserva estipulada pela pousada. O mesmo serve para garantir a reserva bem como para cobrir os custos iniciais da hospedagem.

Lembramos que, salvo nos casos em que o sinal equivale ao preço integral, o restante do valor da reserva deverá ser pago diretamente à pousada na data da hospedagem.

É possível fazer uma reserva de última hora?

Sim! Toda acomodação listada no site é passível de reserva.

Ressaltamos porém que algumas reservas passam por uma Revisão de Disponibilidade que pode levar até 48 horas. Portanto, reservas feitas com menos de 48 horas de antecedência podem não ter tempo hábil para serem confirmadas.

Fique de olho! Se sua reserva entrou em Revisão de Disponibilidade você deverá acompanhar a situação. Enquanto aguarda, você poderá desistir da reserva.

Não se dirija à pousada até ter recebido a confirmação definitiva de disponibilidade.

É possível reservar uma acomodação para outra pessoa?

Sim. Após confirmada a reserva, você poderá informar os nomes dos hóspedes caso a reserva não seja para você. Pelo menos um hóspede por acomodação deverá ser maior de idade. Sugerimos que você encaminhe o e-mail de confirmação à pessoa para quem você fez a reserva.

É possível fazer uma reserva para um grupo?

Sim. A ferramenta de pesquisa permite que você selecione quantas acomodações deseja reservar assim como a quantidade de hóspedes. Assim você mesmo consegue organizar a reserva de acordo com suas necessidades.

É possível fazer pedidos especiais para a pousada?

Em alguns casos podemos ajudá-lo com pedidos especiais. Use nosso formulário de contato para descrever o que deseja e intermediaremos junto à pousada. Não damos garantia de atendimento a estes pedidos uma vez que cada pousada possui a sua própria política podendo ou não aceitá-lo.

O que são os códigos Localizador/NIP e porque preciso guardá-los?

Estes são os códigos que identificam e permitem acesso à sua reserva em nossa plataforma, respectivamente.

Guarde-os com zelo! Além de darem acesso às informações (pessoais) de sua reserva, somente com eles você poderá solicitar o cancelamento da reserva caso necessário.

Como é feita a confirmação de uma reserva pela pousada?

A confirmação é feita pela própria pousada através de nossa plataforma, seja imediatamente (de maneira automática) ou após Revisão de Disponibilidade. Assim que a pousada confirma a reserva disparamos um e-mail para você.

Não há a necessidade entrar em contato diretamente com a pousada para confirmar a reserva.

Por que minha reserva está em Revisão de Disponibilidade?

Não se preocupe. Não há nenhum problema com sua reserva. Isto significa apenas que estamos aguardando a pousada confirmar, de maneira definitiva, a disponibilidade de sua acomodação. Assim asseguramos que a acomodação não tenha sido reservada para terceiros por outros canais de venda da pousada.

Durante a Revisão de Disponibilidade sua acomodação permanecerá bloqueada em nossa plataforma e o pagamento ficará pendente até a que ocorra a confirmação definitiva.

Enquanto aguarda, você poderá desistir da reserva sem custos se assim desejar. Caso a reserva não se confirme, o pagamento também será cancelado.

Até quanto tempo pode levar a Revisão de Disponibilidade?

O prazo máximo é de 48 horas, sendo este reduzido caso a reserva seja feita com menos de 48 horas de antecedência.

Ressaltamos que 48 horas é o prazo máximo. Na realidade trabalhamos ativamente com as pousadas para que as confirmações ocorram de maneira mais rápida, se possível em até 2 horas.

Posso desistir da reserva durante a Revisão de Disponibilidade?

Claro. Durante este período você poderá desistir da reserva sem nenhum custo. Para isto você deve efetuar o cancelamento online acessando a página “Minha Reserva”. Tenha em mãos os códigos Localizador/NIP.

Devo esperar pelo e-mail de confirmação?

Sim. Sempre disparamos um e-mail de notificação para nossos hóspedes quando suas reservas são confirmadas.

Em alguns casos, pode haver extravio ou atraso na entrega deste e-mail. Se isto ocorrer, você deverá acompanhar a situação da reserva online acessando a página “Minha Reserva”. Tenha em mãos os códigos Localizador/NIP.

Adicione o endereço nao-responda@pousadinhas.com.br à sua lista de remetentes confiáveis para evitar que nossas mensagens sejam consideradas “Lixo Eletrônico” (SPAM) por engano.

Uma vez confirmada, minha reserva é garantida?

Após a confirmação, sua reserva é garantida pela pousada para as datas e tipos de acomodação/pensão escolhidos por você. Além disto, as acomodações reservadas para você serão bloqueadas de maneira definitiva em nossa plataforma.

Poderei alterar a minha reserva após a confirmação?

Infelizmente não é possível fazer alterações em reservas confirmadas. Você tem a alternativa de cancelar sua reserva e fazer uma nova reserva através de nossa plataforma.

Ressaltamos que, ao cancelar sua reserva, você estará sujeito às regras de cancelamento e abrirá mão das garantias de preço e disponibilidade. Além disto, até que se confirme a nova reserva, as acomodações desejadas também poderão sofrer variações de preço e disponibilidade.

Minha reserva poderá ser cancelada pela pousada após a confirmação?

Apenas situações realmente excepcionais podem ocasionar o cancelamento de sua reserva pela pousada após a confirmação. Caso isto ocorra você será notificado imediatamente. Estornaremos integralmente o valor pago por você no momento da reserva.

Todos os casos de cancelamento após confirmação são acompanhados por nossa equipe para que este transtorno seja minimizado sempre que possível.

Qual a política de cancelamento de uma reserva?

A “Política de Cancelamento” de uma reserva é apresentada a você durante o processo de compra, antes do pagamento. Posteriormente, ela também pode ser consultada na página “Minha Reserva” ou no e-mail de confirmação enviado a você. Ela define prazos e valores para reembolso ou multa por cancelamento.

Como faço para cancelar uma reserva?

O cancelamento de uma reserva poderá ser realizado diretamente por você através da página “Minha Reserva”. Você tem total autonomia para efetuá-lo quando quiser, desde que tenha em mãos os códigos Localizador/NIP de sua reserva.

Não entre em contato com a pousada, pois ela não poderá efetuar o cancelamento para você.

Só posso solicitar o cancelamento de uma reserva online?

Sim, o cancelamento de uma reserva só pode ser feito online, através da página “Minha Reserva”. Além disto, apenas de posse dos códigos Localizador/NIP você será capaz de solicitar este cancelamento.

Qual o prazo para solicitar o cancelamento de uma reserva?

Todas as reservas confirmadas podem ser canceladas a qualquer momento. Entretanto, o valor do reembolso seguirá de acordo com a “Política de Cancelamento” da reserva.

Ao cancelar uma reserva haverá cobrança de alguma taxa ou multa?

No momento do cancelamento poderá haver incidência de multa ou emissão de reembolso seguindo de acordo com a “Política de Cancelamento” de sua reserva.

Como será cobrada a multa?

Em havendo multa por cancelamento, esta será cobrada no mesmo meio de pagamento utilizado para efetuar a reserva.

Como solicito o reembolso do cancelamento?

Não é necessário que você solicite o reembolso. Isto será feito automaticamente assim que recebermos o pedido de cancelamento da sua reserva.

Quando o reembolso será processado?

Na maioria das vezes seu reembolso será processado imediatamente. Entretanto nos resguardamos com um prazo máximo de 15 dias para efetuá-lo em casos excepcionais, onde o processamento automático não possa ocorrer por algum motivo que fuja ao nosso controle direto.

Poderá existir um prazo a decorrer entre o pedido do processamento e o recebimento do reembolso dependente primordialmente da empresa processadora do pagamento e ao qual não temos controle.

Trabalhamos intensamente para processar seu reembolso o mais rápido possível.

Como receberei o reembolso?

O reembolso será creditado no mesmo meio de pagamento utilizado para efetuar a reserva. Quando isto não for possível entraremos em contato com você.

Por que devo cancelar uma reserva mesmo sem direito a reembolso?

O cancelamento antecipado pode evitar ou minimizar a incidência de multa. Além disso, ao cancelar uma reserva, as acomodações alocadas para sua hospedagem ficarão disponíveis para outros hóspedes que apreciarão sua gentileza.

O que faço se ocorrer um problema com minha reserva?

Se o problema for relacionado ao uso do site, você deve entrar em contato conosco, assim que lhe for conveniente, para abrirmos uma solicitação de atendimento.

Para problemas relacionados à hospedagem em si, você deve primeiramente tentar conversar com a gerência da pousada. Na maioria das vezes, uma simples conversa resolve o problema. Caso você tenha dificuldades para solucioná-lo com a pousada, ligue para a agência de viagens de apoio à sua reserva.

Toda reserva feita através de nossa plataforma é apoiada por uma agência de viagens credenciada. Isto assegura o tratamento, e sempre que possível a resolução satisfatória, de problemas relacionados à sua hospedagem.

Como abro uma solicitação de atendimento?

Basta acessar nossa página de contato e preencher o formulário de atendimento. Se você já possui uma reserva conosco, e deseja falar sobre ela, você deverá ter em mãos os códigos Localizador/NIP.

Como acompanho uma solicitação de atendimento?

Ao abrir uma solicitação, você receberá uma mensagem por e-mail com as instruções necessárias para acompanhá-la. Também lhe notificaremos sempre que houver alguma atualização.

Quando devo entrar em contato com a agência de viagens?

Você deve entrar em contato com a agência de viagens de apoio à sua reserva sempre que ocorrer algum problema com a hospedagem e não for possível solucioná-lo diretamente com a pousada.

Ressaltamos que você deve, primeiramente, tentar resolver o problema diretamente com a gerência da pousada. Apenas quando esta opção estiver esgotada você deverá procurar a ajuda da agência de viagens.

Onde encontro os dados de contato da agência de viagens?

Os dados de contato da agência de viagens de apoio à sua reserva podem ser encontrados na página “Minha Reserva”, bem como no e-mail de confirmação enviado a você no momento da reserva.

O preço publicado inclui todas as taxas e impostos?

Sim. Os preços apresentados são sempre finais já incluindo todas as taxas e impostos. Não há surpresas.

Faz-se exceção à Taxa de Serviço cobrada por algumas pousadas. Esta taxa é destinada à gratificação de funcionários e deve ser paga diretamente à pousada. Quando incidente, informamos seu percentual nos detalhes da reserva antes do pagamento.

O preço publicado é o mesmo ofertado diretamente pela pousada?

Não há garantia de que os preços ofertados online sejam os mesmos negociados diretamente com a pousada. Entretanto, os preços publicados online são definidos diretamente pela pousada, não havendo nenhuma interferência de nossa parte. Portanto, quaisquer discrepâncias são decorrentes exclusivamente da política de preços da pousada para diferentes canais de venda.

Quais são as formas de pagamento aceitas?

Para sua comodidade, nós trabalhamos apenas com meios de pagamentos cujo processamento do reembolso possa ser feito automaticamente.

Trabalhamos com cartões de crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Diners, American Express, Elo, Discover, JCB e Aura.

Aceitamos pagamentos através de cartões de benefícios emitidos pela ECX Card.

Também aceitamos pagamentos através do PayPal. Todas as formas de pagamento aceitas pelo PayPal estão disponíveis para nossos clientes.

No Brasil, o PayPal aceita cartões de crédito das bandeiras Visa, MasterCard, American Express, Elo, Hiper e HiperCard, assim como o débito em conta nos bancos Santander, HSBC e Citibank.

Por que é seguro realizar o pagamento online?

Todas as transações efetuadas em nossa plataforma são implementadas de maneira segura utilizando as melhores práticas e padrões de mercado em termos de criptografia e proteção de dados.

Nossos pagamentos são processados por empresas líderes no setor: a Cielo, a ECX Card e o PayPal. Estas empresas atuam diretamente como intermediadores da transação, tornando possível que façamos o pagamento ou reembolso de sua reserva sem termos acesso direto aos seus dados financeiros.

Além disto, levamos muito a sério a confidencialidade e segurança de todos os dados pessoais que nos são expostos. Caso queira saber mais, leia nossa Política de Privacidade.

Nosso acesso direto a seus dados confidenciais, como senha, número de cartão de crédito ou conta bancária, é limitado e transiente. Nunca armazenamos estes dados.

Quando o pagamento online será efetivamente processado?

Ao fazer uma reserva em nossa plataforma, nós iremos solicitar uma pré-autorização do pagamento junto à empresa processadora da transação financeira. Isto significa que o pagamento permanecerá pendente. Apenas após a confirmação definitiva da reserva (que poderá ocorrer instantaneamente após a autorização) solicitaremos que o pagamento seja de fato efetivado.

Enquanto o pagamento está pendente, a empresa processadora da transação financeira poderá bloquear recursos em sua conta ou alocar parte do limite de seu cartão para cobrir temporariamente a operação.

Como posso pagar o valor restante à pousada?

O valor restante de sua reserva deverá ser pago diretamente à pousada. Portanto, você deverá fazê-lo usando uma forma de pagamento que seja aceita pela pousada.

As formas de pagamento aceitas pela pousada são listadas na seção “Regras da Pousada” de sua reserva.

Quais os tipos de pensão oferecidos pela pousada?

Cada pousada define os tipos de pensão que acompanham suas acomodações. A pensão está inclusa no preço da acomodação e é publicada com destaque nos resultados de busca, nas páginas de reserva, bem como no e-mail de confirmação.

No site trabalhamos com 5 tipos de pensão:

  • sem alimentação;
  • café da manhã;
  • meia pensão (café da manhã + almoço ou jantar);
  • pensão completa (café da manhã + almoço e jantar);
  • tudo incluso (todas as bebidas e refeições).

Uma mesma acomodação poderá ser listada em múltiplas opções de reserva variando apenas o tipo de pensão. Você irá observar isto nos resultados de busca, fique atento à sua escolha!

Qual a política da pousada para hospedagem de crianças?

Cada pousada define sua própria política para ocupação de crianças. Ao fazer uma pesquisa, informe a quantidade correta de adultos e crianças por acomodação. Assim iremos mostrar apenas as opções disponíveis que se enquadram na sua necessidade.

Lembramos que você deve informar a idade que as crianças terão na data de entrada da sua reserva, e não a idade atual delas.

Quais os horários de entrada e saída em uma pousada?

Cada pousada define seus horários de entrada e saída. Você pode encontrá-los na seção “Regras da Pousada” de sua reserva.

Posso dar entrada em horário diferente do estipulado pela pousada?

Você pode dar entrada após o horário estipulado pela pousada desde que seja na data de sua reserva. Caso necessite entrar antes do horário convém entrar em contato com a pousada para se informar sobre esta possibilidade. Caso não possa comparecer na data da entrada, você deve notificar a pousada do atraso.

Por que devo avisar que irei atrasar para dar entrada?

Se você não notificar à pousada que irá se atrasar, chegando em um dia posterior à data de entrada, a pousada poderá considerar isto como sendo um não-comparecimento (“no-show”).

O que acontece se eu não comparecer à pousada no dia da entrada?

Em caso de não-comparecimento na data da entrada (“no-show”) sua reserva poderá ser cancelada integralmente pela pousada, sem direito a reembolso, e a acomodação disponibilizada para novas reservas. Se você não puder comparecer no dia da entrada, notifique a pousada do atraso.

É possível encurtar/prolongar a hospedagem após dar entrada?

Isto só pode ser determinado diretamente com pousada. Em termos gerais, sua reserva é garantida apenas para as datas confirmadas, ponto final. Entretanto, você está livre para verificar com a pousada se há a possibilidade de reembolso das diárias, em caso de encurtamento, ou se há disponibilidade da acomodação, em caso de prolongamento.

Como funciona a classificação em estrelas de pousadas?

A classificação de estrelas do site é baseada na opinião de hóspedes que se hospedaram previamente nas pousadas, podendo incorporar dados oficiais de outras fontes como por exemplo o TripAdvisor. Para contribuir, o hóspede deve preencher o formulário de avaliação da pousada reservada que ficará disponível para o preenchimento após o término da hospedagem.

Ressaltamos que nossa classificação em estrelas não está relacionada, substitui, ou se equipara à classificação fornecida pelo Ministério do Turismo.

Como faço para enviar minha avaliação?

Você receberá um e-mail convidando-o a preencher nosso formulário de avaliação 3 dias após a conclusão de sua reserva. O formulário é curto e de preenchimento rápido. Você terá 30 dias para enviá-lo.

Por que a minha avaliação não está online?

Se sua avaliação ainda não foi publicada muito provavelmente ela está aguardando revisão. Verifique novamente em alguns dias. Caso mesmo depois de alguns dias ela ainda não esteja publicada, pode ser que ela tenha sido descartada por violar nossos Termos de Uso. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com nossa equipe para esclarecimentos.

Posso fazer minha avaliação de forma anônima?

Sim, você tem a escolha de identificar-se ou não antes de enviar sua avaliação. Isto fica a seu critério. Iremos honrar seu desejo respeitando sua privacidade.

Observe com cuidado a opção de envio anônimo no formulário de preenchimento da avaliação. Após a publicação da avaliação não será possível torná-la anônima.

Minha avaliação será revisada antes de publicada?

Todas as avaliações passam por revisão antes de sua publicação. Neste processo não há alteração do conteúdo. Porém, sua avaliação poderá ser descartada se houver violação de nossos Termos de Uso.

É possível solicitar informações adicionais sobre uma pousada?

Sim, sempre que possível iremos ajudá-lo a obter informações adicionais sobre as pousadas. Descreva suas dúvidas através de nosso formulário de contato que intermediaremos procurando esclarecê-las com agilidade.

Como faço para sugerir uma pousada que não está listada?

Existem duas formas de sugerir uma nova pousada:

  1. Entrando em contato com a gente e informando os dados básicos da pousada como nome, localização e contato. Nossa equipe se encarregará do resto!

  2. Falando diretamente com o responsável pela pousada. Peça a ele para acessar o site e entrar em contato com a gente. Estamos aqui para tirar todas as dúvidas! Nosso processo de afiliação é online, simples e rápido.

Como meus dados são compartilhados com as pousadas?

Seus dados pessoais são compartilhados apenas com as pousadas nas quais você efetuar uma reserva. Seu nome, CPF/CNPJ e e-mail estarão disponíveis para a pousada dias antes da sua entrada e permanecerão disponíveis após a sua saída.

Além disto, os dados dos hóspedes, como nome, idade, número do documento de identificação, endereço, telefone, entre outros, também poderão ser disponibilizados para a pousada já que facilitam o preenchimento da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH).