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O que levar para um dia de caminhada

Iniciar uma rotina de caminhadas não é tão difícil quanto parece. Para ajudar separamos algumas dicas sobre o que levar para um dia de caminhada. A caminhada é uma ótima opção de exercício físico! Uma volta pelo parque, uma trilha, na pista de cooper, desbravando uma cachoeira ou até mesmo na cidade pode mandar o estresse embora, deixar o corpo em dia e renovar suas energias para mais uma semana de compromissos.

Porém, antes de sair para esse exercício com forma de diversão, confira nossas dicas sobre como se preparar, o que levar para um dia de caminhada e muito mais!

Onde aproveitar um dia de caminhada?

Se você gosta de curtir a natureza, com certeza vai adorar um dia de caminhada no parque ou em uma trilha. Se a cidade é seu local preferido, há muitas rotas que você pode fazer para se exercitar e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre a história do lugar.

Lembre-se que todo local tem suas regras, como coleta seletiva de lixo, faixas para pedestres e ciclistas, locais proibidos para passeios – em caso de caminhadas em meio à natureza -, entre outras. Por isso, fique de olho! Assim você estará preparado para aproveitar o dia sem imprevistos.

Sim, você precisa se alongar!

Alongar é muito importante e traz benefícios! Quando estamos no pique para iniciar o exercício, muitas vezes nos esquecemos da importância do alongamento. Antes da caminhada, ele ajuda a prevenir as lesões musculares. Já após o exercício, relaxa a musculatura e evita aquelas dores incômodas. Se o seu trajeto for com muita aventura, subindo montanhas, atravessando cachoeiras e coisas do tipo, o alongamento é fundamental!

Tipos de roupas e calçados indicados para a prática

Roupas leves, confortáveis e que favorecem os movimentos, como roupas de ginástica, são ideais para quem vai praticar a caminhada. Lembre-se de levar um casaco leve para usar caso o tempo mude – isso é ainda mais importante durante uma trilha que pode, inclusive, reservar outras surpresas.

Para os pés, a melhor opção é o tênis ou botas de tracking, se for este o caso. Existem tênis de diversos modelos: escolha o mais adequado para seu tipo de caminhada (parque, trilha ou cidade), garanta o conforto dos seus pés e também da sua coluna.

Não se esqueça que o seu corpo precisará de energia!

Antes da caminhada, faça refeições leves. Lembre-se também de separar alguns lanches, como cookies integrais e barrinhas de cereal, para levar e consumir durante a caminhada. A quantidade e variedade dos lanches deve variar de acordo com a duração do seu exercício, além da necessidade de energia para concluir o trajeto. Conte sempre com uma reserva!

Além dos lanches é fundamental se hidratar! Leve uma garrafinha com você e certifique-se que ao longo do percurso poderá reabastecê-la.

Como preparar sua mochila para a caminhada

Água, lanches, filtro solar, boné, estojo de primeiros socorros, casaco e saco de lixo são itens importantes para ter na sua mochila. Ela deve ser confortável e de tamanho adequado para guardar os itens que precisa levar.

E então, animado para curtir um dia de caminhada? Se bater aquela preguiça, lembre-se que o exercício físico ajuda a deixar o corpo em dia e ainda ajuda a mandar o estresse embora. Se o exercício for feito em grupo, com amigos ou familiares, vai ser ainda mais divertido. Além disso, atividades em grupo são mais seguras, principalmente em locais mais afastados. Torne a caminhada uma atividade prazerosa.

Preservar os lugares por onde você e seu grupo passarem é mais uma dica valiosa. Com atitudes simples, como levar um saquinho para recolher o lixo que produzirem, você pode ajudar a preservar a natureza e também a cidade. Quando retornar do passeio, dê o destino correto para tudo o que recolheu: a reciclagem. Com todas essas dicas você já está preparado para convidar os amigos e sair para curtir um delicioso dia de caminhada.

Tem alguma dica diferente das que citamos no post? Queremos saber qual é! Compartilhe com a gente!

Foto: http://www.icor.com.br/115/caminhada-pode-diminuir-o-risco-de-avc-em-homens/

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